A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicou no Minas Gerais do dia 09 de agosto a Resolução nº 1.905, que autoriza a designação de professores para o 3º ano do ensino médio. De acordo com a secretária essa resolução tem por objetivo solucionar o problema enfrentado pelos(as) alunos(as) que realizarão as provas do ENEM e de vestibulares, mas que em respeito ao direito de greve não haverá contratação para as outras séries. Só pode ser piada, tem que ser! Mas não é. Essa é mais uma das estratégias do governo para atacar a greve dos(as) trabalhadores(as) em educação.
Vamos analisar o fato.
Respeito ao direito de greve. Quando há respeito ao direito de greve não há corte de ponto. Assim como também não há contratação de trabalhadores(as) para substituir os(as) que estão em greve. Respeitar o direito de greve é abrir negociação e não ir para a mídia contar meias verdades.
Preocupação com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. O governo está preocupado com o ENEM e os Vestibulares. Pena que essa preocupação só esteja acontecendo agora, a poucos meses das provas e não ao longo da vida escolar dos(as) estudantes mineiros(as). O governo não estava preocupado com esses(as) alunos(as) quando criou o currículo por área do conhecimento e estabeleceu que as disciplinas de ciências humanas, como História, Filosofia, Sociologia, dentre outras, só precisam ser cursadas por todos(as) os(as) alunos(as) do Ensino Médio no 1º ano. Será que nossos(as) futuros médicos(as) e engenheiros(as), etc, não precisam ter formação humana, conhecer a história de seu país? E o governo não estava preocupado com esses(as) estudantes ao longo de sua vida estudantil, pois se estivesse ofereceria a eles(as) uma educação pública de qualidade social, com valorização dos(as) trabalhadores(as) em educação e infra-estrutura adequada. Vamos pensar um pouco: Na sua escola tem laboratório de ciências? E de informática? Mapas? Livros? Sala multimídia? Laboratório de línguas? Giz? A resposta - exceto talvez nas escolas referências, vitrines para o governo mostrar na TV- é NÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário